Estado já registra 33,4 mil ocorrências de violência doméstica neste ano; planos de governo revelam contrastes entre medidas estruturadas de acolhimento e ausência total do tema.
Mato Grosso atingiu a marca de 32 feminicídios e mais de 33,4 mil registros de violência doméstica ao longo de 2026. Os dados oficiais são do Observatório Caliandra, órgão do Ministério Público do Estado (MPMT). O volume de assassinatos por razões de gênero já supera a metade de todos os casos de 2025 (54 mortes). Além disso, as ocorrências de agressão doméstica equivalem a 60% do acumulado no ano anterior.
A série histórica aponta que 2025 registrou o segundo pior patamar de feminicídios do estado, ficando atrás apenas de 2020 (62 casos). Diante deste cenário, o enfrentamento à violência contra a mulher virou tema central nos planos de governo protocolados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Contudo, apenas quatro das seis candidaturas detalham projetos direcionados para a área.
Comparativo das Propostas nos Planos de Governo
As diretrizes variam entre eixos exclusivos com dotação orçamentária própria, ações focadas em segurança pública, intervenções urbanas genéricas e omissão completa da pauta.
| Candidato(a) | Enfoque Principal | Principais Ações Propostas |
| Natasha Slhessarenko (PSD) | Eixo estrutural exclusivo e rede de proteção integrada | Criação da Secretaria de Estado da Mulher; Casas Regionais de Cuidado 24h; delegacias especializadas 24h; botão de pânico integrado à polícia; suporte a órfãos do feminicídio; habitação provisória e autonomia financeira. |
| Wellington Fagundes (PL) | Prevenção contínua e punição de agressores | Programa de prevenção em escolas; reeducação de agressores; ampliação de Salas Lilás em hospitais e IMLs; capacitação de redes comunitárias; linha de crédito e incentivo a mulheres do campo. |
| Otaviano Pivetta (Republicanos) | Tecnologia, monitoramento e assistência social | Expansão da Patrulha Maria da Penha e da Casa da Mulher Brasileira; integração do Vigia Mais MT com Botão do Pânico; monitoramento eletrônico de agressores; ampliação do auxílio SER Família Mulher e moradia gratuita a chefes de família. |
| Sargento Laudicério (Agir) | Segurança pública e integração institucional | Fortalecimento da Patrulha Maria da Penha; criação do Observatório de Segurança Pública voltado ao feminicídio; fluxo integrado com Saúde, Assistência e Judiciário para resposta rápida a medidas protetivas. |
| Mauricio Coelho (Mobiliza) | Segurança urbana e infraestrutura | Redução de crimes de gênero como meta genérica; revisão do espaço urbano (iluminação, podas e circulação em praças e ruas) com foco na percepção de segurança feminina; sem rede assistencial detalhada. |
| Rafaell Milas (Missão) | Não apresenta medidas específicas | Foco em combate a facções e repressão a crimes patrimoniais; não contém menções a violência doméstica, atendimento a vítimas ou feminicídio no documento. |
Análise Especializada: Redes Integradas e Autonomia Econômica
Para a defensora pública Rosana Leite Antunes de Barros, coordenadora do Núcleo de Defesa das Mulheres da Defensoria Pública (NUDEM/MT), planos bem delineados mostram o reconhecimento da gravidade do problema em Mato Grosso. No entanto, ela alerta que a repressão policial isolada não encerra os ciclos de abusos.
“Não basta assegurar à mulher o direito de sair do ciclo da violência. É preciso proporcionar condições para que ela possa exercer esse direito.”
— Rosana Leite Antunes de Barros, defensora pública e coordenadora do NUDEM/MT.
A defensora pontua dados do DataSenado que apontam que 79% das vítimas de violência não denunciam por medo do agravamento das agressões. Dessa forma, a atuação do Estado precisa garantir:
-
Independência Financeira: O acesso a moradia, renda, creche e capacitação impede que a dependência econômica mantenha a vítima submetida ao agressor.
-
Educação Preventiva: Cumprimento do artigo 8º da Lei Maria da Penha com inclusão do debate sobre igualdade e prevenção à violência nas grades curriculares das escolas.
-
Orçamento Efetivo: Previsão de recursos permanentes para a estruturação de delegacias, órgãos periciais e serviços de assistência jurídica gratuita em todo o interior do estado.
O portal VTnews continua acompanhando as propostas eleitorais e os indicadores de segurança pública de Mato Grosso.




