Dados divulgados pela CDL Cuiabá mostram um recuo de 10 000 pessoas na lista de inadimplentes em Mato Grosso em maio de 2025, na comparação com abril. A diminuição representa um alívio em meio à persistente crise financeira que afeta quase metade da população adulta do estado.
Embora o número total de devedores ainda seja elevado, esse é o melhor desempenho mensal do ano até agora. Em momentos anteriores, até 45% dos adultos estavam negativados – o que chegou a superar 1,19 milhão de pessoas.
Tradicionalmente, as dívidas envolvem empréstimos bancários (próximos de 50%), contas de comércio e serviços como água e luz, conforme padrão estadual e nacional.
Especialistas creditam a queda na inadimplência à combinação de renegociações em massa, programas de educação financeira e o uso crescente de feirões do crédito. Também há renovada rigidez na concessão de crédito, obrigando bancos a exigirem garantias e melhores condições para empréstimos.
Para quem ainda está com o nome sujo, essa notícia pode abrir oportunidade: com o índice em queda, as instituições tendem a flexibilizar condições de pagamento para limpar seu cadastro. Essa movimentação também indica melhora no poder de compra individual e estímulo ao comércio.
Apesar do alívio em maio, a inadimplência segue alta em termos históricos. A média de dívida por pessoa permanece otimista, e economistas alertam que a retomada da atividade econômica pode esbarrar em estruturas financeiras ainda frágeis, especialmente em famílias de baixa renda.