A Prefeitura de Cuiabá notificou oficialmente a empresa Locar, responsável pela coleta de lixo na capital, estabelecendo um prazo de 30 dias para que regularize os serviços prestados à população. A medida foi tomada após inúmeras reclamações de moradores e a identificação de falhas graves na cobertura da coleta, evidenciadas por dados georreferenciados.
Durante reunião realizada na sede da Prefeitura, foram apresentados mapas que mostram a ausência total de coleta em diversos bairros da capital. O prefeito Abilio Brunini destacou que o contrato com a empresa, firmado em novembro do ano passado, não é fácil de romper, mas que, caso a empresa não melhore o serviço dentro do prazo estipulado, será iniciado um processo de rompimento bilateral do contrato.
A empresa Locar reconheceu os problemas na prestação do serviço e se comprometeu a adotar todas as providências necessárias para restabelecer a eficiência da coleta. O não cumprimento do termo no prazo estipulado poderá resultar na abertura de processo para rescisão do contrato, conforme prevê a cláusula 19 do Contrato nº 448/2024, firmado com a Limpurb.
O prefeito também fez um apelo para que a população continue registrando reclamações, uma vez que elas servirão de base para a fiscalização do cumprimento do prazo. “É importante que você continue cobrando. A empresa foi oficialmente notificada e, se não cumprir, vamos romper o contrato dentro da legalidade”, garantiu.