Por que Arthur se saiu tão bem no jogo da discórdia?

    0
    321
    JOÃO VICTOR
    DO METRÓPOLES

    A noite desta segunda-feira (7/2) reservou momentos de destaque para Arthur Aguiar.

    Destaque do jogo da discórdia, tendo sido um dos mais visados, o brother usou de uma retórica elaborada para rebater acusações de outros participantes, em especial Maria, e recebeu elogios na web.

    Para entender como o marido de Maíra Cardi tem conseguido se sobressair no reality, conversamos com o analista comportamental Ricardo Ventura.

    Em um dos momentos mais marcantes da noite, Arthur Aguiar explicou para Brunna e Maria que queria se salvar do paredão e não planejar votos. Ventura detalha que o uso das palavras do brother foram precisas:

    “Há uma grande diferença entre você fazer a cabeça das pessoas para votar em um nome específico e simplesmente pedir para as pessoas não votarem em você. Ou seja, você não está indicando outra pessoa para ir no seu lugar, você simplesmente está pedindo para não votarem em você.”

    O analista também detalha que o uso da expressão “local de fala” por parte de Arthur também foi bem pensado: “Tem uma provocação (direcionada a Maria), brincando com esse lance de “quando eu falo, eu posso estar falando, pois tenho lugar de fala”.

    Então ele usa dessa paridade com a etimologia de “lugar de fala”. É provocativo, não é à toa que ela (Maria) acaba caindo.”Ainda assim, mesmo com uma retórica bem pensada, há espaço para erros.

    Segundo Ricardo Ventura, Arthur errou ao interromper Maria durante a argumentação, ainda assim, ele acredita que há uma animosidade entre os dois que vai além do jogo:

    “Você já vê uma raiva além do jogo. Ela bate na testa dele (a placa), então já não tem mais o fair play (jogo limpo). Com isso, ele devolve a provocação e começa a falar na vez dela. Isso já não cai bem, pois como ele pediu para que não falassem na vez dele, ele tinha que fazer igual.”

    Mesmo com as intrigas, Ventura enxerga Arthur como um dos participantes mais centrados, pois além de não fugir dos conflitos e ele também demonstra uma visão ampla de jogo:

    “O público não gosta daqueles participantes “duas caras”, parece que ele tá sendo bem coerente com o pensamento aqui de fora. E o jogo acontece de duas formas (dentro e fora da casa), mesmo que ele seja odiado pela casa, ele tem um bom desempenho aqui fora. E isso é normal, os participantes, mesmo que tenham acompanhado outras edições, vivem em um “microcosmos”, então eles não têm a ideia certa do que está acontecendo aqui fora.”

    Para Ventura, o fato de o brother ser visado pelos outros participantes é devido ao efeito de “bolhas” que o reality expõe:

    “Um exemplo é a Karol Conká (no BBB21), todos dentro da casa acreditavam que ela era uma das participantes mais fortes. No entanto, foi eliminada com a maior taxa de rejeição da história. Isso é um efeito de bolha, de achar que tudo que a gente ouve e sente é inerente a todo mundo, e não é. E quanto mais você consegue extrapolar isso (a bolha), melhor é a sua vida. E dentro do reality é a mesma coisa, você precisa manter seu jogo dentro e fora da casa.”

    Arthur está no paredão junto de Douglas Silva e Naiara Azevedo. Na noite desta terça-feira (8/2), o público escolherá qual dos três deixará a casa mais vigiada do Brasil.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui